segunda-feira, abril 25, 2011

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

PROFª LENA NÚBIA - 1º TURNO

PROFª LÉIA - 2º TURNO

PROFª CLOTÍLDE - 3º/4º TURNOS

LOCALIZAÇÃO


Nossa escola está localizada, em icoaraci, na travessa São Roque, entre Manuel barata e Siqueira Mendes.

Icoaraci é um distrito de Belém, capital do estado do Pará, distante aproximadamente 20 km, possui cerca de 300 mil habitantes.

Compreende os bairros Águas Negras, Agulha, Campina de Icoaraci, Cruzeiro, Maracacuera, Paracuri, Parque Guajará, Ponta Grossa,Tenoné.

Seu núcleo original a partir do qual se expandiu, em forma de tabuleiro de xadrês, guarda os termos Travessa e Rua, essas últimas, chamadas popularmente de 1a, 2a, 3a e assim sucessivamente até a Sétima Rua.

Sua economia é baseada no Parque Industrial que abriga, atuando principalmente nos ramos de pesca, madeira, marcenaria e palmito.

Outro pólo ecônomico de Icoaraci é a famosa Feira da Oito de Maio, situada no bairro da agulha, é uma feira a céu aberto das mais movimentadas de Belém, onde é possível encontrar as mais variadas espécies de peixes, mariscos e produtos amazônicos.

Mas Icoaraci se destaca mesmo como importante pólo de Artesanato em cerâmica, instalado precisamente no bairro do Paracuri onde se produz réplicas de vasos típicos de antigas nações indígenas principalmente Marajoara e Tapajônica a partir de peças catalogadas pelo Museu Emílio Goeldi.


O que garante ao lugar imensurável importância, sobretudo Cultural mais até do que econômica, não só para Belém ou para o Pará, mas para a região amazônica, já que também é lar de diversos Grupos Folclóricos de danças típicas (Asa-Branca, Vaiangá, Balé Folclórico da Amazônia,GECAM(Grupo de Expressões Culturais Art Marajoara) de músicos (Verequete, Nazaré Pereira) e do poeta Antônio Tavernard, que lá viveram, entre outros expoentes da arte amazônica que ainda lá vivem como Mestre Cardoso (ceramista), professora Etelvina (dança folclórica) ambos pioneiros na arte em que atuam.

Por sua estrutura de serviços com bancos, hospitais, fórum, cartório, supermercados, etc, Icoaraci mantém-se importante centro para onde converge pequenos municípios ribeirinhos e bairros próximos.

O turismo também tem resposta na " Vila Sorriso", com a exposição da cerâmica indígena na Praça São Sebastião, bem na orla banhada pela Baia de Guajará, onde o visitante é bem servido por um pólo gastronômico composto da típica culinária (tacacá, maniçoba, pato-no-tucupi) com destaque para a caldeirada com frutos dos rios amazônicos, seja nos restaurantes, nos quiosques que circundam a Praia do Cruzeiro ou uma simples água de côco no Pontão ao se apreciar o belo pôr do sol, sugestionado pelo próprio nome tupi Ico-araci (onde o sol repousa) nesse recanto que é uma maravilha em segredo dos paraenses.

Principais Pontos turísticos

Orla de Icoaraci
Praia do Cruzeiro
Feira de Artesanato do Paracuri
Museu de Artes Populares
Biblioteca Municipal Avertano Rocha
Ilha do Outeiro
Ilha de Cotijuba
Cooperativa dos Artesãos - COART

Orla de Icoaraci

Orla de Icoaraci

Praia do Cruzeiro

Praia do Cotijuba/Praia do vai-quem-quer

Praia do Cotijuba

Praia do Outeiro

Feira de Artezanato do Paracuri

Biblioteca Municipal Avertano Rocha